terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Protesto contra aumento das passagens de ônibus no Recife

          Na tarde desta terça-ferira um ato contra o aumento de tarifas nos transportes da Região Metropolitana do Recife marcou a intensificação das ações da Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP). Juntamente com sindicatos, intelectuais de esquerda e simpatizantes populares o protesto iniciou-se às 15:00 hs, em frente ao EREM Ginásio Pernambucano, e seguiu pela Av. Conde da Boa Vista. Com apalavras de ordem como "Paulo mentirinha contador de historinha" os integrantes denunciaram o descumprimento da promessa de campanha do atual governador do Estado de manter o valor das passagens em R$ 2,15, além da baixa qualidade do transporte, sobretudo no quesito segurança. 
          O manifesto encerrou-se às 19:00 hs na praça do Derby com a promessa de continuar amanhã, a partir das 8:00 hs novamente na Av. Conde da Boa Vista, em direção ao Palácio do Governo.
         Os manifestantes conseguiram uma liminar no Quarto Juizado Especial da Fazenda Púbica da Capital evitando que qualquer reajuste fosse aprovado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) antes de um demonstrativo de planilha de dados justificando reajuste. Com a planilha apresentada uma nova reunião deve acontecer para formalizar o aumento.

Concentração inicial do protesto no Ginásio Pernambucano, R. do Hospício.

A Polícia Militar compareceu com grande efetivo para prevenção de conflitos.



O protesto continuou a abordagem da FLTP de combate a qualquer reajuste.
Embora tenha enviado uma contra-proposta para menores valores, sua solicitação não foi aceita.

Na Av. Conde da Boa Vista ocorreu grande congestionamento no sentido subúrbio.
O transtorno deverá se repetir amanhã no sentido contrário.

Final do ato/protesto na Av. Agamenon Magalhães.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Homenagem ao Vander Lee

                      
                    Vander Lee faleceu em 5 de agosto de 2016, após um processo cirúrgico proveniente de um infarto, no dia anterior, enquanto fazia hidroginástica. O cantor morreu às 8h da manhã na UTI do Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte sofrendo arritmia cardíaca e parada cardíaca, deu entrada com quadro clínico de dissecção aguda da aorta com ruptura de coronária direita, válvula aórtica e aorta descendente. Completaria 20 anos de carreira em 2017.           

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Homenagem à Miguel Arraes no Museu do Estado de Pernambuco

          Segue no Museu do Estado de Pernambuco, desde o dia 15 de Dezembro de 2016, a exposição "Duas mãos e sentimento do mundo", que homenageia o centenário de Miguel Arraes. A homenagem criada pela curadoria de Raul Lody e Ticiano Arraes, trata da trajetória política de Arraes em ordem cronológica, de sua origem e vida antes da política e de sua atuação como homem Público no cenário internacional. O foco é o sentimento e comprometimento de Miguel Arraes com as pessoas mais pobres, sentimento este que anima políticos contemporâneos integrantes da "Frente Popular". Objetos pessoais, fotos, documentários em vídeo e documentos raros ilustram a vida deste personagem fundamental da História e vida política pernambucana.

Imagem icônica do carisma de Miguel Arraes.

Vida pessoal e política é abordada com a perspectiva de alcançar
o personagem histórico da vida pública brasileira e mundial.

  A evolução de vida política em ordem cronológica numa síntese dos feitos que
o fizeram um político tão aclamado pela população pobre e intelectuais socialistas.

Além de programas sociais voltados à população pernambucana,
a mostra destaca ações estruturais na economia que o colocam
em posição indissociável do desenvolvimento nacional.

Jornais da época.

Máquina e documentos pessoais raros expostos.



Manifestos artísticos.

Obras de Miguel Arraes e biografias de outros autores complementam a homenagem. Quatro livros foram lançados junto da abertura da exposição:"Arraes" de Tereza Rosowykwiat; "Pernambuco em chamas - A intervenção dos EUA e o golpe de 1964" de Vandeck Santiago; "As brigas muralistas e as campanhas de Arraes - Arte política na década de 1980" de Elizabeth Remegio e "Porto do Renascimento - A última campanha de Arraes" de Marco Cirano.

Documentários e vídeos.


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Protesto dos familiares de Policiais Militares e Bombeiros

          Esta tarde, na praça do Derby, ocorreu mais um protesto ligado a questão da Segurança Pública em Pernambuco. Desta vez as esposas e familiares dos profissionais de segurança do Estado abraçaram a luta em defesa dos seus companheiros e parentes da corporação militar em busca de sensibilizar e informar a população sobre as dificuldades que vêm sofrendo durante este período de embate por direitos e condições de trabalho, que se concretizou na redução de atividades e efetivo através da "Operação Padrão".


Familiares fizeram orações e pediram a Deus que haja uma solução, 
evitando mais violência e sofrimento para todos.

Os manifestantes, sob escolta dos órgãos de trânsito do Estado e Município, 
seguiram para o Palácio do Governo.


Na Avenida Conde da Boa Vista grande quantidade de pessoas e veículos 
lotaram todas as faixas no sentido Cidade.

Durante o trajeto os manifestantes proferiram palavras de ordem "Fora Paulo Câmara!" num sinal de descrédito quanto à possibilidade de negociações com o Governo. Também fizeram denúncias quanto a falta de equipamentos básico de proteção individuais (EPI´s), armamentos adequados e munições.

A população no Centro do Recife foi alertada contra retaliações 
que vêm sofrendo os praças por parte dos seus Oficiais e Governo.